Gravação e mixagem da música Kirilenko – Aeromoças e Tenistas Russas
por Gustavo Koshikumo
Dia 5/2/2010
Local – Estúdio Massa Coletiva
Horário: 15h – 18h
Essa foi a primeira gravação de banda feita no pré-estúdio Massa Coletiva. Queria fazê-la usando 100% softwares livres, mas a placa Fast Track Pro estava viajando com o Jovem numa oficina de Web Rádio. Tive que usar minha placa MBox2, que não roda em Linux – na verdade, existe um driver para ela, mas não consegui fazer funcionar nem a pau. Portanto, usei a Mbox2 no Protools para a gravação. A mixagem vai ser toda feita no Ardour.
A placa tem 2 canais pré amplificados e mais uma entrada e saída estéreo digital Spidf. Felizmente, tenho um player/gravador stereo de dat (Tascam Da-30) que tem entradas balanceadas analógicas e saída digital spdif. Liguei então em 2 canais da mesa Behringer 1222 e mandei pra cada um dos canais de saídas auxiliares, entrando no dat e saindo digital para a placa. Portanto, tinha 4 canais para trabalhar, todos com phantom power.
Como não tenho canal suficiente, tampouco sala ( e nem microfone, diga-se de passagem), seria bem difícil gravar ao vivo. Me pareceu que a alternativa que teria o melhor resultado seria gravar tudo separado. Eu pessoalmente, sempre prefiro fazer isso, pra dar mais atenção a cada instrumento depois.
Infelizmente, lesei e esqueci de tirar fotos da banda gravando, de como posicionei os microfones e dos equipamentos usados. Na próxima eu lembro!
Pra começar, queria fazer uma guia gravando batera, baixo, guitarra e teclado todos separados em 1 canal cada. Pra isso, peguei a saída de linha dos amplificadores de baixo e guitarra e uma das 2 saídas do teclado. A bateria microfonei com um microfone over. Na pressa, dei uma lesada e gravei a guitarra e o teclado juntos. Mas tudo bem, rolou. Fizemos uns 3 takes de guia. Como a sala de gravação não tem isolamento acústico, fica muito difícil monitorar os instrumentos durante a gravação, principalmente por causa do volume da bateria. Acabei deixando passar uns erros de tempo da guitarra e do teclado, que só percebi quando já havia desmontado tudo pra gravar a bateria. Isso dificultou um pouco o trabalho do Nilo, baterista. Fica aqui a lição, pelo menos pra mim: dar mais atenção na hora de fazer a guia!
A bateria é uma velha de guerra BASIX (dá pra conferir a foto dela no post do upgrade do estúdio), vintage (ô). Os pratos, eu não anotei e não lembro, depois coloco aqui. A caixa era uma Pinguim, bem da hora. Segue os detalhes das peças usadas na bateria:
Microfonei a bateria da seguinte maneira:
Over L: behrincer C2
Over R: AKG C2000B
Caixa: Audio Technica (não sei o modelo, é meio antigo, tipo um Sm57)
Bumbo :AKG D5 (coloquei o microfone dentro do bumbo, em cima da espuma que abafa)
Os mics de Over, apesar de serem bem diferentes um do outro ( um com diafragma largo e outro mais direcional ) deram um som legal. A som da caixa foi uma surpresa pra mim. Já tinha previsto que precisaria fazer umas substituições do som da caixa e do bumbo na pós produção. Mas o som da caixa ficou bem legal com esse mic, e acho que só vou complementar depois com um som da esteira, gravado com o mesmo mic. O bumbo, como já era de se esperar, não ficou com um puta som. O AKG D5 é bastante usado para voz feminina ao vivo, ou seja, nada a ver com bumbo. Provavelmente terei que complementar o som dele com outro som de bumbo.
No geral, o som da batera ficou melhor que o esperado. Acho que o som da sala melhorou bastante depois do upgrade também.
Bom, terminamos a gravação, dei um tapinha nos volumes e fomos pro baixo. O baixo era um fender precision modelo especial de 60 anos – massa! – , com um som bem bom. O Juliano (baixista), usa um Fuzz da EFX nessa música, alternando com som clean. O Fuzz é um fuzz do caralho mesmo, e pra gravação tivemos um certo trampo pra achar um timbre que encaixasse na música – ao vivo sempre funciona, mas no estúdio é diferente, sabe como é.
Tínhamos 2 opções: gravar microfonando como AKG C2000B o amplificador (um Staner de 200 W, simples) e passando por Simulamp da Hobbert. Decidimos gravar os 2 juntos, ao mesmo tempo, usando um pedal de delay com saída estéreo, em bypass (só pra usar as 2 saídas). Gravamos primeiro o som limpo, na música inteira. Depois, gravamos a música inteira de novo com o Fuzz ligado o tempo todo, já que o Juliano não tinha definido 100% aonde o fuzz entraria. O som microfonado ficou bem mais interessante do que na linha pelo pré-amp. Pretendo mixar os 2 sons juntos, pra obter algo com mais peso. Vamos ver.
Nos próximos dias vamos gravar a guitarra e o teclado. Assim que eu tiver mais resultados eu posto, e depois, a música pronta!
Dia 9/2/2010
Local – Estúdio Massa Coletiva
Horário: 8h (da manhã, vê se pode)
– hammond
– synth 1
– synht 2
– synth 3
– som espacial 1
– som espacial 2
– som espacial 3
– pedal handmade efx time machine delay
– pedal handmade efx faux phase
– pedal handmade efx tremolo vintage e pulse
– pedal overdrive/distorção jackhamer marshall
– pedal expressão wah-wah cry baby dunlop
– cabo p10 santo angelo (nacional)
– palheta jazz II dunlop
– encordoamento d`addario calibre 011
– Amplificador Fender Princeton Chorus (reverb de mola)
Local – Estúdio Massa Coletiva
Horário: Dia inteiro
Todos os softwares e plugins usados podem ser baixados pelo Synaptic. Colocarei todos os print screen com os parâmetros dos plugins no fim.
Com a bateria encaminhada, passei pro baixo. Já tinha decidido junto com o Ju quais partes seriam com Fuzz. Já editei essas partes pra ter uma idéia de como o peso de cada track se comportaria em relação com a outra na mixagem.
Assim como na bateria e em quase todo o resto do mix, só usei EQ e compressão. Não coloquei reverb no baixo também. Ouvindo a mix com bateria e baixo tava bem legal. Mas ainda me preocupava o Fuzz, que era bem sujo e pesado, e que poderia atrapalhar quando todos os instrumentos estivessem abertos. Mas tudo bem, vamos nos preocupar com isso depois.
Teclados. Como os timbres já vêm praticamente prontos, não mudei muita coisa. Apenas no sytnh que entra a 0:45 coloquei mais plugins além do EQ. Achei o timbre desse synth muito reto, muito limpo. Em um dos canais (gravei stereo, 2x mono) coloquei um plugin de simulação de amplificador, o que adicionou drive. Pra dar mais uma temperada, coloquei um plugin de tape delay.
Nas guitarras, também apenas EQ e compressão e reverb, já que havíamos gravado delay, tremolo, etc.
Bom, feito isso, é hora de escutar tudo junto com mais atenção ao conjunto. Durante a mix já faço isso, mas como é a parte mais importante da mixagem – todo mundo soando bem, sem atrapalhar ninguém – gasto bastante tempo. É hora de fazer automações de volume, pan, tirar certas frequencias, etc. Sou meio viciado em aumentar certas frequencias pra dar mais brilho ( entre 2 a 5k ). O Edu do Pegada já tinha me dado esse toque, e eu tb já estava ligado desse meu problema. Re-ouvindo, percebi que realmente tinha exagerado, e dei uma aliviada nessas frequências.
A essa altura, meu computador fraco já estava peidando. Com a mix pronta, exportei um LR wav 44.1kHz, 16bits.
Resolvi passar essa mix pelo Jamin, um software maravilhoso de masterização. Como nunca tinha usado esse software, minha primeira master ficou um tanto comprimida demais. Edu me deu esse toque também. Fiz outra, pegando mais leve no limiter e deixando a música com mais dinâmica. Dei um tapinha bem de leve em umas frequências também.
Print Screens de todos os plugins, por canal,sessões, Jack e Jamin:
E eis o resultado: Kirilenko. – MP3 – WAV
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Post didático e engraçadão…muito foda o resultado!!!
Tá lá Gu!! Parabéns!!! Força!
Valeu galera! bjos Gabi!
Muito bom o post! didático, direto, sem papas na língua! =*
Há, demais o post, pela explicação e pelo bom humor (8 da manhã, vê se pode). Parabéns, e a música ficou muito boa!
Po Gu, bom demais o post!
Parabéns pelo trampo!
Abrassss
Massa seu relato.
Vocês pensam em publicar algum projeto de aberto do ardour?
Seria muito massa, uma iniciativa inovadora.
Abraço
Cara parabens o resultado està òtimo , eu tambem gravo com ardour e você foi muito inspirador … se possivel faça um post sobre os plugis lv2 ,invada , calf etc… valeu !!